Aqui estão comentados vários livros que li, gostei e indico! Incluí também alguns assuntos que considerei interessantes e "sites" diversos. Como a página acabou ficando longa, o índice abaixo pode facilitar a navegação! Bom proveito!
LIVROS
COMENTADOS: VÁRIOS ASSUNTOS
LIVROS SOBRE O ENEAGRAMA
CURIOSIDADES E ASSUNTOS INTERESSANTES
DÚVIDAS GERALMENTE LEVANTADAS EM CURSOS (FAQ)
"SITES" QUE INDICO POR DIVERSAS RAZÕES
Esta é uma lista comentada de alguns livros que gostei por razões diversas. Apesar de serem assuntos variados, procurei incluir livros mais relacionados com autoconhecimento e desenvolvimento interpessoal. Os comentários são apenas minha percepção de cada um deles.
MATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA (...impregnação mútua) / Nilson J. Machado- Ed. Cortez (2001)
Excelente leitura. Aborda a aprendizagem da língua materna e o enfoque dado ao ensino da Matemática. A simples constatação de que, apesar de constituirem ambas "sistemas de representação da realidade", não é comum encontrar pessoas que se sentem incapazes de aprender a língua materna. É bem comum, por outro lado, pessoas afirmarem se sentirem incapazes de aprender matemática. Poderíamos argumentar que no primeiro caso não havia opção e no segundo... ou analisar a assimetria cerebral, porém o trabalho do Nilson é bem mais específico e técnico, inicialmente questionando os mitos ou slogans relacionados à Matemática, ele finaliza sugerindo uma mudança nos métodos atuais. Achei ótima a análise feita no capítulo sobre o Cálculo Diferencial e Integral, resumindo sua história e compartimentação. Aliás considero o livro leitura imprescindível para professores de Matemática...e Português!
PERGUNTE A PLATÃO / Lou Marinoff- Ed. Record (2009)
Do mesmo autor de "Mais Platão, menos Prozac". A idéia relativamente recente de usar a Filosofia como "terapia para quem não precisa de terapia" me parece simpática. Talvez já estejamos no ponto de voltar às origens em algumas áreas. Algumas décadas atrás era normal "ficar na fossa" de vez em quando. Hoje já ficamos "deprê" (depressão?). As dúvidas entre os "opostos" (certo e o errado, o justo e o injusto, o bem e o mal) já existem desde que nossa espécie resolveu criá-los... O livro aborda as diferentes alternativas para lidar com o certo e o errado, com a razão e a paixão, com o amor e o sofrimento discutidas ao longo da história. Como todos temos, pelo menos implicitamente, uma filosofia de vida, o último capítulo nos auxilia a explicitar essa filosofia. Os exercícios: Momentos de verdade, Expectativas, Apegos, Emoções negativas e Opções sagazes, apesar de serem trabalhosos podem fazer uma enorme diferença.
O ÓBVIO QUE IGNORAMOS / Jacob Pétry - Texto Editores Ltda (Lua de Papel) (2010)
O enfoque do Jacob é um pouco diferente para algumas convicções e crenças "primitivas" (infantis) que podem nos influenciar por toda a vida. Esse assunto é abordado em várias obras antigas e recentes que comentam sobre "O segredo do sucesso na vida". O livro é de fácil leitura, começa com o ponto de partida de todas as pessoas de sucesso e em seguida aborda o fato de que muitas vezes não se tem alternativas, a não ser seguir o único caminho disponível de sobrevivência. A lei da tripla convergência ajuda a entender pessoas de sucesso insatisfeitas e a persistência é enfatizada nas regras da primeira milha. Quando comenta sobre Delfos e o "conhecer a si mesmo" não cita o Eneagrama, mas lendo com cuidado pode-se notar que tem tudo a ver. No último capítulo, sobre os anos de silêncio antes da visibilidade, ele sugere um treinamento chamado "prática deliberada". Três pontos importantes que costumo abordar nos treinamentos de apresentações em público são bem colocados: zona de conforto, zona de aprendizagem e zona do medo. Ampliando a zona da aprendizagem (ou do conhecimento) ela acaba ocupando quase toda zona do medo...Ótima leitura!
UMA HISTÓRIA DE AMOR... COM FINAL FELIZ / Flavio Gikovate - Mg Editores (2008)
Continuo admirando o Flavio! Tenho a sensação que ele escreve o que vive! Como somos contemporâneos, sinto-me em sintonia com ele. O +amor parece alguma coisa de informática, mas é uma simplificação, um "label". Vale a pena! Principalmente porque ganhei o livro de uma pessoa muito querida e que se tocou com ele. Vale a pena!!
O MAL, O BEM E MAIS ALÉM / Flavio Gikovate - Mg Editores
Admiro muito o Flavio! O primeiro livro que li dele foi "Homem: o sexo frágil?" comentado lá embaixo. Neste último livro, lançado em Julho de 2005, ele resume tudo que foi capaz de compreender a respeito da ética e da moral, observadas pela ótica de um psicoterapeuta nos seus quase 40 anos de prática. De maneira clara e muito bem estruturada, ele sintetiza nas 155 páginas do livro as relações entre os "egoistas" e os "generosos", assim como a alimentação mútua no processo das trocas humanas. Ele já vinha observando desde a década de 70, em milhares de pacientes, a ocorrência da popular "atração dos opostos" nos relacionamentos afetivos. Pessoas de "genio forte" se casavam com pessoas "bondosas" e, apesar de todas as mudanças, ainda os opostos continuam se atraindo! Agora, extrapolando um pouco as relações afetivas, ele adiciona a idéia de um comportamento mais equilibrado que chama de "justo". Assim, este livro, além de expandir nossa percepção do que vivemos e assistimos ao longo da vida, poderá deixar claro porque o bem e o mal não podem existir isoladamente. Como o Juca Kfouri, também acho que ninguém lerá este livro impunemente! Vale a pena!
O DRAMA DA CRIANÇA BEM DOTADA / Alice Miller - Summus Editorial
Finalmente em Português, um genial e desconcertante livrinho. Resultado, como comentado na introdução, de 20 anos de prática analítica na Europa de hoje. Quando li, em 1995, a versão em Inglês, acabei conhecendo o processo Hoffman (site indicado). Traduzido para 11 idiomas, com apenas 107 páginas, considero um livro "forte", um livro que pode "mexer" bastante conosco. Para se ter uma idéia dos assuntos abordados, vou colocar aqui um pequeno trecho da apresentação:
"Você foi amado(a) incondicionalmente pelo que realmente era? Ou o foi pelos seus feitos, sua graça, sua beleza, adequação, obediência ou, ainda, por seu precoce treino ao banheiro, por ser muito "boazinha" ("bonzinho"), "não dar nenhum trabalho", ter aprendido muito cedo seus "deveres", por ter cuidado dos irmãozinhos? Em suma, você era o "orgulho" da família?...então, esse livro é para você, para nós que fomos amados, ou seja, amados sob a condição..."
O PODER DA CABALA / Rabi Yehuda Berg - Imago
Livro recente (2001) de leitura leve que explica de maneira clara uma parte dos conceitos da Cabala. Gostei muito do livro. No início o autor cita comentários de que a Cabala não é somente uma luz no fim do túnel, mas é a Luz que queima e elimina o próprio túnel. Em seguida ele explica que estas declarações podem impressionar mas que, um dos primeiros princípios da Cabala é não acreditar em nada que se lê ou escuta. É um livro que adiciona e toca em conceitos profundos sobre a existência humana e, como não poderia deixar de ser, as razões dela.
A ESTRUTURA DA MAGIA / Richard
Bundler, John Grinder - Koogan
Um dos primeiros livros dos criadores da PNL (Programação Neurolinguística).
Um pouco mais técnico e menos descritivo do que "Atravessando"
que está abaixo.
ATRAVESSANDO / Richard Bundler,
John Grinder - Summus
Um livro que me impressionou bastante. Na verdade são palestras dadas
pelos autores que foram colocadas no livro. Lida com hipnose e demonstra de
maneira não tendenciosa alguns dos fenômenos que ocorrem nos transes.
Apesar de não ser abordado no livro, muitos destes fenômenos, por
não terem ainda explicações lógicas, são
interpretados como manifestações de outras dimensões ou
utilizados por seitas e religiões com objetivos diversos.
COMO RESOLVER AS CRISES DE ANTIGERÊNCIA / Ichak Adizes - Pioneira
O autor expõe uma tipologia bastante consistente de estilos gerenciais
e faz uma correlação com os ciclos de vida de uma empresa. A idéia
é mostrar quais as habilidades mais necessárias a cada momento
da vida de uma empresa.
COMPUTATIONAL BRAIN, THE / Patricia Churchland, Sejnowski - MIT Press
Um livro técnico. Contém exemplos interessantes mas é orientado
mais para livro texto de um curso de Introdução à Neurologia
do que para leitura descompromissada. Pode ser útil para aqueles que
queiram estudar um pouco mais tecnicamente o assunto.
DE MINHA CABEÇA AO MEU CORAÇÃO / Micheline Lacasse
- Vozes
Análise interessante, leve e fácil de ler, sobre a importância
no desenvolvimento das habilidades e aptidões do hemisfério direito
do cérebro.
DESVENDAR DO AMOR / Bob Hoffman
- Cultrix
É basicamente um livro sobre as teorias que são aplicadas no processo
Hoffman da Quadrinidade. O processo é uma terapia intensiva, com duração
de uma semana, que lida com os traços de comportamento que "herdamos"
de nossos pais. O livro aborda os princípios mas não substitui,
de maneira alguma, o processo em si. Como o processo é um grande passo
para crescimento pessoal, não sugiro a leitura prévia para quem
resolver participar dele. Existem várias "franquias" que conduzem
o processo no Brasil. Caso tenha interesse, consulte aquelas mais próximas
de você..
DINHEIRO E O SIGNIFICADO DA VIDA,
O / Jacob Needleman - Best Seller
Abordagem interessante de um tema não muito comum. Boa leitura, talvez
pudesse lidar um pouco mais com a relação entre o poder do dinheiro
e sua relação com o amor. Minha percepção é
de que, no início da vida, nós começamos a sentir que dinheiro
se recebe por amor e, um dia isso muda! De qualquer maneira, é uma leitura
que vale a pena para reflexão sobre o tema e, por esta razão,
o incluí nesta lista!
FRAGMENTOS DE UM ENSINO DESCONHECIDO / Ouspensky - Pensamento
Um livro fascinante para quem gosta de aprofundar-se em conceitos de desenvolvimento
pessoal e espiritual. O autor descreve a fase em que foi discípulo de
Georges Ivanovitch Gurdjieff, um dos grandes mestres do início do século
XX.
HOMEM: O SEXO FRÁGIL? / Flávio Gikovate - MG Ed. Associados
Leitura obrigatória, na minha opinião, para todo homem com mais
de 30 anos. No caso de ter filhos com menos de 6 anos também pode ajudar
muito na percepção dos processos masculinos de crescimento e formação
da personalidade. A leitura é fácil e agradável mas o livro
é realista e resume a experiência do autor com milhares de pacientes.
Descreve o nascimento, crescimento e a fim da vida do homem. Um dos livros que
mais me impressionou pela clareza e objetividade com que trata o assunto. Pode
ser pouco indicado para fases de desequilíbrio emocional!
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL / Daniel Goleman - Rocco
Já bastante comentado na mídia desde a época em que foi
publicado. Os conceitos já estavam delineados, mas o autor os organizou
e enfatizou bastante a importância das aptidões do hemisfério
direito. Por ser um pouco longo, pode ser cansativo para algumas pessoas. Em
caso de dúvida, gostei mais do Erro de Descartes.
O ERRO DE DESCARTES / Antônio R. Damásio - Cia das Letras
Livro citado por Daniel Goleman (acima). É uma leitura mais técnica,
porém objetiva e instigante sobre a importância exagerada que a
sociedade ocidental deu às habilidades do hemisfério esquerdo,
em detrimento daquelas não tão mensuráveis do direito.
OS PODERES DOS SEUS TRÊS CÉREBROS / Waldemar De Gregori - Pancast
Livro orientado para auto-ajuda, com enfoque bastante sério nos três
centros cerebrais. Não parece ter tido muito sucesso, mas é bem
razoável para quem quer estudar mais o assunto.
CÉREBRO ESQUERDO, CÉREBRO DIREITO / S. Springer, Deutsch -
Summus
Livro com orientação científica para neuropsicologia. Bastante
detalhado em suas análises faz um histórico e tece comentários
sobre a lateralidade cerebral e as pesquisas feitas na área desde o século
XIX.
WHEN I SAY NO, I FEEL GUILTY / Manuel J. Smith, Ph.D. - Bantam Books
Interessante e bem prático para quem quiser melhorar sua assertividade.
Já existe tradução para o Português com o mesmo título.
Com treino, dá para mudar, usando suas dicas práticas, alguns
comportamentos não assertivos.
Esta lista está razoavelmente atualizada com relação
aos livros em Português. Acredito que quase todos os livros, publicados
no Brasil, sobre o Eneagrama das personalidades, até 2001, estão
nesta lista. Todos enfocam as personalidades, suas descrições
e os caminhos para utilização das informações. Cada
autor apresenta uma descrição ligeiramente diferente de cada ego
devido, inclusive, à influência do seu próprio ego. Querendo
aprofundar-se, leia mais de um... Usando a seqüência, minhas preferências
são: 9,10,1 e 3. Para iniciar, o 1 ou o 11. O número 14, mais
recente, é basicamente um teste validado do Eneagrama.
1. QUAL É MEU
TIPO - Eneagrama. Hurley & Dobson, Ed. Mercuryo
Livro básico dos autores. Bom para quem quiser iniciar-se no Eneagrama. Fica bastante clara a conexão que o Eneagrama faz entre a psicologia e a espiritualidade
2. O ENEAGRAMA - As nove faces da alma. Richard Rohr, A. Ebert, Ed. Vozes
Bom, profundo. Senti uma certa tendência para o lado mais religioso. Talvez pela orientação do autor. Mais "pesado" que o anterior.
3. PERSONALITY TYPES - Don Richard Riso, Ed. Houghton Mifflin - Boston
Um livro muito bom. Gosto do enfoque do Don Riso. Incluí a tradução de um trecho dele na página do Eneagrama. Pena que nenhum de seus livros tenha sido traduzido ainda. Um dos últimos, "THE WISDOM OF THE ENNEAGRAM" da Bantam Books é, junto com o do Claudio Naranjo (9 da lista), os que mais gostei na literatura atual sobre o Eneagrama!
4. THE ENEAGRAM - Helen Palmer, Ed. Harper Collins ( Port.: Ed. Paulinas )
Também um bom livro. A Helen começou a estudar o Eneagrama com interesse nas intuições de cada "ego". Um outro livro dela, ainda em Inglês, "The ENNEAGRAM Advantage" da Three Rivers Press, é mais orientado para aplicações em empresas.
5. THE ENEAGRAM: A journey of self discovery - Maria Beesing, R. Nogosek, P. O'Leary, Ed. Dimension Books - N. Jersey
Está entre os primeiros livros atuais sobre o Eneagrama. Sem tradução para Português. Os autores são jesuítas e fazem uma "forçação de barra" para encaixar Jesus Cristo como alguém que usava todos os egos sem compulsão. Mas é uma boa e profunda leitura.
6. O ENEAGRAMA - Descubra sua... Luiz Octávio e I. Samel, Ed. Conedi - RJ
Um pequeno livro que creio ter sido um dos primeiros escritos aqui no Brasil. Pode não ser fácil de encontrar mas é uma boa leitura inicial.
7. MEU EU MELHOR - Kathleen Hurley & Theodore Dobson, Ed. Mercuryo
Só dá para entender bem esse livro, com um enfoque muito interessante, se já tivermos lido o primeiro deles ou se já conhecermos razoavelmente o Eneagrama.
8. ENEAGRAMA - Um guia prático - Renee Baron & E. Wagele, Ed. Ediouro - 1996
Prático, com desenhos e com uma tendência para o humor. Leitura mais "light".
9. OS NOVE TIPOS DE PERSONALIDADE - Claudio Naranjo, Ed. Objetiva -1997
O Claudio é um dos precursores do Eneagrama. Pelo que sei ele foi o responsável por levar o conhecimento do Eneagrama das personalidades para os EUA. Claudio é um especialista em distúrbios da personalidade. Ele diz que tentou escrever para leigos também, entretanto, não recomendaria seu livro para "diletantes". Um livro excelente sobre tipos de personalidades. Ele faz também uma analogia com o tratamento homeopático.
10. ENEAGRAMA - Christian Paterham, Ed. Quartet - 1998
Este livro do Christian
é ótimo e aborda o "EneaGrama" com objetividade e clareza.
Além disso, é o único livro que conheço em que o
autor "abre o jogo" e se coloca com seu número, desafiando
os "homônimos"! Seu enfoque é bem direto e fala com cada
um dos E-tipos bem no estilo de sua personalidade. Consegue "tocar",
provavelmente, todos os tipos. Conseguiu comigo! Ele já está com
um livro mais recente que ainda não li. Pessoalmente, acho o Christian
uma pessoa muito simpática, agradável e recomendo suas palestras,
são ótimas!
11. FUNDAMENTOS DE ENEAGRAMA - Karen Webb, Ed. Avatar - 1998
Um bom livro para quem quer iniciar seus estudos do Eneagrama. Uma boa introdução.
12. OS SEGREDOS DAS PESSOAS - Pedro Alípio, Ed. Gente - 1997
Tive recentemente a oportunidade e o prazer de conhecer o Pedro Alípio pessoalmente e reitero aqui o livro dele como uma boa leitura que serve também como introdução ao Eneagrama.
13. EU SOU SEU TIPO, VOCÊ É O MEU? - Renee Baron & E. Wagele, Ed. Madras - 1999
Inicialmente fiquei receoso que fosse um livro sensacionalista para encontrar seu parceiro através do Eneagrama. Entretanto, é uma leitura interessante e aborda relacionamentos entre os egos. São as mesmas autoras do número 8 desta lista.
14. A ESSÊNCIA DO ENEAGRAMA - David Daniels & Virginia Price, Ed. Pensamento - 2003
O subtítulo do livro é: Manual de Autodescoberta e Teste Definitivo de Personalidade. Na verdade é exatamente isto que você vai encontrar nele. Eu não era a favor de testes para determinação do tipo no Eneagrama, mas se o Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento e, para saber seu tipo você precisa se conhecer antes, posso aceitá-los como mais uma ajuda no processo. Segundo a Helen Palmer, o David e a Virginia, ambos de Stanford, foram os primeiros a darem validade científica ao Eneagrama. Vale a pena investir neste livrinho de 144 páginas!
Com relação à
apresentações, a lista é bem menor. Não creio que
leitura apenas possa ajudar muito! Recomendo cuidado com afirmações
sobre o que é certo ou errado, use seu bom senso. Como comento nos cursos,
o importante é atingir os três centros do cérebro, à
sua maneira, com o seu próprio estilo.
O SEGREDO DAS APRESENTAÇÕES PODEROSAS, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 2012
Um dos últimos que li e gostei muito, é bastante completo e abrangente mostrando claramente que existe sempre muito trabalho por trás de apresentações de sucesso. Ótimas sugestões e orientações que merecem ser levadas à sério e usadas, mesmo que adaptadas às características pessoais de ocasionais.
VENÇA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, Reinaldo Polito, Ed. Saraiva
Considero um dos melhores do Polito. Como meu enfoque para o assunto é "enxuto" achei este livro bem objetivo, com menos regras e rótulos.
COMO SE TORNAR UM BOM ORADOR, Reinaldo Polito, Ed. Saraiva
Este, assim como os outros do Polito, são boas leituras sobre o assunto. O que sinto na maioria deles é uma quantidade muito grande de itens para serem observados.
TALKING YOUR WAY TO THE TOP, John W. Osborne, Ed. Pfeiffer & Co
Outro dia deparei-me com uma versão em português que não li, mas é tradução: "Aprenda a falar bem" - Nobel/96. Enfoca, o falar, de uma maneira geral, não apenas em público.
COMO FALAR EM PÚBLICO - para Dummies, Malcolm Kushner Ed. Campus
Esta série "para Dummies" não parece ser escrita e editada por "dummies". É um livro cheio de dicas e bastante objetivo. Pode ser um bom "manual" para palestrantes.
CURIOSIDADES E ASSUNTOS INTERESSANTES
1. No filme Truman, o show da vida , 1998, o personagem quer
sair da vida artificial em que vive para viver a realidade, parece que a maioria
de nós vive cada vez mais artificialmente. Há apenas 100 anos
broadcast (transmitir em rádio) ainda era um termo empregado na agricultura
cujo significado era espalhar sementes. (Revista EXAME - 6/09/2000 pag 96)
2.Existem hoje cerca de 6.000 idiomas vivos no mundo. Pouco mais de 300 são falados por mais de 1 milhão de pessoas. Estima-se que metade dessas línguas desaparecerá até o final do século 21. Em contrapartida, mais de 20% da população mundial (+- 1.200.000.000!) já fala inglês. Obs; minha: É bom lembrar que falam como um segundo idioma. É um código com poucas correlações emocionais...(Revista EXAME idem pág 96)
3. Uma cadeia complexa de
movimentos das cordas vocais humanas, mantendo e depois cedendo
à pressão do ar, acumulado no tubo localizado abaixo delas, gera
uma onda sonora que produz, nas crianças mais de 250 hertz, nas mulheres
200 a 220, e nos homens, 110. Todos nós temos, na verdade, numerosas
vozes, uma para cada situação, emoção, ouvinte ou
momento. Interessante:
Fonte: (Galileu-Maio-2000):
TENOR: 128 (dó) a 440 (lá) hertz;
SOPRANO: 256 (dó) a si (987) hertz;
BARÍTONO: 110 (lá) a 349 (fá) hertz;
MEZZO-SOPRANO: 220 (lá) a 689 (sol) hertz;
BAIXO: 73 (dó) a 293 (ré) hertz;
CONTRALTO: 196 (sol) a 659 (mi) hertz
4. Três razões
para que a mulher seja "melhor"que o homem (Livro:
Todo poder às mulheres - Dr Marco Aurélio Silva; quem ama não
adoece - Exame, 1 de Novembro):
1. BIOLÓGICO: Progesterona acalma a mulher tornando-a mais dócil,
testosterona masculina está ligada à agressividade;
2. CULTURAL: Defesa da honra é uma invenção masculina;
3. PSICOLÓGICO: Não passa pelo problema de desvinculação
da mãe, que faz o homem buscar compensações por toda a
vida. Meu comentário: A desvinculação, no caso da mulher,
pode ser um problema, mas em outra "janela" do desenvolvimento, menos
marcante, ou, pelo menos mais racionalizável!
5. A constante de estrutura fina, 1/137 determina a intensidade da força eletromagnética que mantém juntos os átomos e moléculas (John Webb, Nova Gales do Sul, Austrália, parece estar registrando mudanças insignificantes nela.). é interessante notar que, além da unidade, só aparecem os números 3 e 7. São os mesmos números que estabelecem a estrutura do Eneagrama. Por favor, não vamos concluir nada...(Obs. Superinteressante 174. Não chequei com J. Webb)
6. Influência do hemisfério direito nas decisões "racionais": A grande maioria de nós não toma decisões pelas razões que pensa tomá-las! Esta dica é um exemplo para ficarmos mais conscientes desse fato! O que me motivou a incluí-la aqui, foi um ótimo artigo sobre Decisão, do David Cohen, na revista Exame de 08/08/2001. Um dos problemas relatados é com relação à perspectiva:
Situação
1- Você vai comprar uma agenda por R$100,00. Neste momento um amigo
diz que a mesma agenda está por 60 reais numa loja a três quadras
de distância. Você iria até a outra loja?
Situação 2- Você vai comprar uma filmadora por R$1.200,00.
Um amigo informa que a mesma filmadora custa R$1.160,00 numa loja a três
quadras de distância. Você iria até a outra loja?
Segundo a reportagem, Edward
Russo e Paul Schoemaker (Decision Traps) fizeram esse teste com centenas de
gerentes e 90% disse sim para a situação 1 contra apenas 50% para
a situação 2. Em ambos os casos, trata-se de andar três
quadras para economizar 40 reais. Por que a diferença de decisões?
Tudo indica que, na situação 1, não são apenas 40
reais. Trata-se de sentir-se ludibriado versus fazer um bom negócio.
As dicas que o artigo dá são:
1-Mude várias vezes
de perspectiva ao analisar um problema.
2-Apresente o problema nas formas de possibilidade de ganho e de perda.
3-Tente entender a perspectiva da pessoa que está lhe propondo alguma
solução.
4-Varie as metáforas que usa para encarar a realidade.
A dica que eu gostaria de
deixar aqui é:
Acostume-se a perceber, sempre as emoções e os sentimentos que,
repetidamente, influenciam suas decisões. Essas emoções
e sentimentos são parte da sua maneira de encarar a vida, são
intimamente relacionadas com seu tipo no Eneagrama. No exemplo visto, apenas
alguns tipos, não iriam na situação 2. 50% iria de qualquer
maneira. Quais tipos estariam, provavelmente, nos 40% restantes? Pensar nisso
ajuda a compreender as motivações.
7. A origem da palavra "problema" pode ajudar na solução: Na revista Você S.A. de Setembro o Max Gehringer conta a estória de um palestrante com quem ele trabalhou que falava "seje" no lugar de "seja". Eles o ajudaram a corrigir-se, mas o problema, que era deles, foi transferido para o palestrante. O que considerei bem interessante foi o comentário que ele faz da invenção da palavra "problema" pelos gregos, há 2500 anos atrás:
BALLEIN = jogar e PRO = p´ra frente Assim PRO BALLEIN ~= PROBLEMA
O comentário que
ele faz pede uma reflexão: "solucionar um problema, não deixa
de ser uma atitude egoísta. Por outro lado, conviver com um problema
é uma atitude humanitária". Como já ouvi antes: "tirar
o macaquinho do nosso ombro e colocá-lo no ombro do outro pode parecer
prático mas...".
Obs: Esse mesmo artigo é comentado na página "falar
em público" com relação aos erros de Português.
8. Comentários
sobre os centros cerebrais: O
conhecimento de que os dois hemisférios do cérebro possuem aptidões
diferentes e que, naturalmente, desenvolvem habilidades diferentes, já
tem mais de um século.
Em 1836, um médico francês, Marc Dax, em um relato feito para a
sociedade médica de Montpellier sumariou algumas de suas observações
apresentando as conclusões de que, cada metade do cérebro controla
diferentes funções e que, a fala é controlada pela metade
esquerda.
Sua comunicação foi, aparentemente, um completo fracasso. Despertou pouco interesse e caiu no esquecimento. Na verdade porém ele havia antecipado uma área muito produtiva da pesquisa científica do século passado (XX).
Assim, dados clínicos indicando a existência de assimetrias cerebrais estavam disponíveis há mais de cem anos. Entretanto, o que despertou o atual interesse foi um trabalho feito com pacientes que tiveram a comunicação interna entre os dois hemisférios parcialmente interrompida. Nesses pacientes foram cortadas as fibras nervosas que normalmente funcionam como conexão entre os hemisférios cerebrais. A mais importante dessas conexões chama-se corpo caloso e os pacientes são chamados comissurotomizados após essa operação.
Essa cirurgia, apesar de radical, pareceu não interferir no funcionamento normal da pessoa. Porém, para os cientistas, ela foi uma oportunidade ímpar para estudar, em separado, em uma mesma cabeça, as funções de cada hemisfério.
A partir daí, poucas áreas de pesquisa geraram interesse em públicos tão diversos. Isso trouxe boas e más conseqüências. Entre as boas estão a quantidade de pesquisadores trabalhando arduamente, a quantidade de dados coletados e a consciência das implicações para o comportamento humano.
Entre as más estão as interpretações, generalizações e afirmações que podem confundir os fatos com as fantasias. Acaba ficando difícil saber o que é especulação e o que foi "solidamente" estabelecido como fato. Isto, entretanto, não acontece apenas nesta área.
Como nosso objetivo é muito mais relacionado com autoconhecimento, o importante é usarmos as ferramentas disponíveis para aquilo que sentimos e percebemos que elas são úteis. Nesse aspecto, qualquer teoria será sempre um referencial, apenas um mapa e não o território.
O TERCEIRO CENTRO
Apesar de termos comentado sobre os dois hemisférios cerebrais, não podemos ignorar que um terceiro centro, o básico, chamado de reptílico, existe e funciona com ou sem a interferência dos outros dois. Sua localização não parece estar definida, porém, poderemos chamá-lo de centro ativo. Os três centros deveriam trabalhar em harmonia. Quando nascemos, eles trabalham. O processo de adaptação cultural, entretanto, desequilibra o sistema, que se reequilibra meio "capenga". Existem várias versões de como esse processo ocorre. Vamos resumir uma delas, baseada na descrição de W. De Gregori em 1994.
O processo começa com a autorização que nossos pais nos deram para ser. Nos transmitiram: "Você pode dar" ou "você é livre". Essas autorizações, na verdade, não dependiam deles. Dependiam de nós mesmos, da nossa autorização interna. Porém hoje precisamos de autorização externa até para ser. Nos acostumamos com as externas.
Em seguida, colocamos em prática, o que estava autorizado na teoria, aí, quando era inconveniente, proibiram. Fomos autorizados na teoria, mas desautorizados na prática.
Neste ponto, começamos a reclamar. Nos disseram para não questionar, nós não sabíamos, só os adultos sabiam. Crescendo iríamos saber. Porém, quando crescemos, acabamos nos esquecendo daquele ser que apenas era, esquecemos de nós.
Esse processo contém alguns dos elos que acorrentam nosso cérebro. Nossos cérebros não estão autorizados a funcionarem livremente. Eles dependem das autorizações programadas na infância, pelos nossos responsáveis. Sempre que não nos percebemos autorizados, sentimos culpa e remorso. Acabamos procurando algo ou alguém para nos punir, para expiar nosso erro. Pelo que entendo, a maioria das religiões, recentes ou milenares, aproveitam-se disso com muito sucesso. Não fazemos nada, dizem, só aproveitamos preenchendo o vazio. Ouvi certa vez de um mestre religioso: "Não fizemos nada, seus pais já tinham preparado o terreno para nós!".
Uma sugestão que pode parecer estranha mas, cá entre nós, parece funcionar é: praticar uma "auto-autorização" sempre, porque, até o perdão precisa ser externo. Pratique p'ra você, não precisa comentar com ninguém!
No meu entendimento, cada um de nós toma o que eu chamo de nossa "Decisão Infantil". Essa decisão nos leva a optar por desenvolver mais um dos centros, deixar um outro como está e esquecer (até reprimindo, impedindo manifestações) o terceiro. Estudando o Eneagrama podemos entender melhor esse processo de formação da personalidade.
PERGUNTAS E DÚVIDAS FREQUENTES (FAQ)
Esta seção contém respostas para as perguntas feitas com alguma freqüência durante os cursos e seminários onde abordo esses assuntos.
1. Existem diferenças cientificamente comprovadas entre a assimetria cerebral de homens e de mulheres ?
R. Sim, existem algumas diferenças que, às vezes são exploradas de maneira sensacionalista pela mídia. O que se sabe é que o Hemisfério Esquerdo (HE) é dominante para a fala em 90-95% dos adultos destros e em aproximadamente 60% dos canhotos. Entretanto, lesões no Hemisfério Direito (HD) de mulheres geralmente interferem menos nas funções espaciais, emocionais e sociais do que nos lesões comparáveis nos homens. O inverso se aplica no caso da linguagem: o número de mulheres com lesões no HE que falam é bem maior do que o de homens com lesões semelhantes. (A mente certa, Robert Ornstein, Ed. Campus)
2. Existe diferença entre destros e canhotos na organização cerebral ?
R. Sim. São as diferenças mais coerentes entre os indivíduos. É interessante saber que o fato de 90% das pessoas serem destras é uma característica peculiar à espécie humana. Em outras espécies, cães, gatos, ratos e, inclusive nos chimpanzés a preferência pelo lado esquerdo ou direito é de 50%. Assim metade deles é de canhotos e a outra metade de destros. Apenas os seres humanos favorecem fortemente a mão direita (perto de 90%), o pé direito (80%), o olho direito (70%) e o ouvido direito (60%). As mulheres favorecem um pouco mais o lado direito: 90% das mulheres são destras, enquanto apenas 86% dos homens o são. (A mente certa / Cérebro Direito, Cérebro Esquerdo; S.Springer e G. Deutsch Ed. Summus)
A organização
cerebral dos canhotos, entretanto, é, muitas vezes, diferente da dos
destros. Existem 3 tipos de diferenças: (1) indivíduos semelhantes
aos destros, (2) indivíduos cuja organização dos hemisférios
é invertida e (3) indivíduos que possuem capacidades lingüísticas
e espaciais nos dois hemisférios. Apenas 66% dos canhotos possuem organização
cerebral típica contra 90% dos destros.
3. Porque as pessoas são canhotas ?
R. Não existe uma resposta definitiva para isto. Um aspecto importantíssimo das diferenças entre os hemisférios é que o esquerdo é muito mais vulnerável que o direito. O HD se desenvolve primeiro, enquanto o HE começa mais tarde. Embora normalmente queime energia mais rápido do que o HD, o volume de sangue que chega ao HE através das artérias é menor que o volume que chega do outro lado (Comentário meu: Como existem dois fluxos sanguíneos, esta afirmação pode ser questionada.). Portanto, se houver escassez de oxigênio, o HE será o primeiro a sofrer. Este fato aumenta a probabilidade de que qualquer dificuldade no parto possa causar pequenas lesões no HE levando a uma predominância do HD. Alguns cientistas entretanto acreditam que o domínio do lado direito do corpo se dá devido à falta de eficiência do HD. Indivíduos canhotos que não têm um HE enfraquecido se saem melhor em uma infinidade de tarefas, exceto no desenvolvimento precoce da linguagem. (A mente certa)
De tempos em tempos, dou uma revisada nos links, mas caso algum deles não esteja funcionando, por favor, me avise pelo mural.
INTERNATIONAL ENNEAGRAM ASSOCIATION - BRASIL - Este site não poderia deixar de abrir esta lista! A IEA BRASIL nasceu da iniciativa de um grupo de estudiosos do Eneagrama em início de 2007. Fui prestigiado com um convite para participar como membro fundador e participei do primeiro Congresso em Junho de 2007. A participação no Congresso reacendeu meu entusiasmo pelo Eneagrama. Tive a gratificante sensação de sentir-me "em casa" e, principalmente, a oportunidade de conhecer pessoas admiráveis. Existem vários profissionais e várias empresas cujos sites gostaria de indicar aqui, mas creio que todas estas indicações estarão neste site. Espero que o IEA seja um elo forte de ligação entre os entusiastas do Eneagrama. Sinto como o início de uma nova fase de aprendizado!
ENNEAGRAM MONTHLY - É o site do único jornal americano, pelo menos que eu saiba, sobre o Eneagrama. Existem muitos sites sobre o assunto mas, neste site estão referências para aqueles que considero os melhores. Devo incluir aqui uma lista de sites em Português, mas por enquanto...
SÍTIO DO PIROPO - O B. Piropo escreve para o jornal de Informática do Globo há mais de 10 anos. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, admiro muito sua dedicação e seu estilo de comunicar-se. Para dicas e referências técnicas sobre Informática é um ótimo sítio, com ele chama! Foi lá que soube da dica do Power Point que comentei em "falar em público"!
FLAVIO GIKOVATE - Sou admirador do Flavio, através dos seus livros, desde o início da década de 90. A precisão e clareza com as quais ele trata da condição humana, sempre me impressionaram muito. Nas indicações de livros acima, coloquei um dos últimos e um dos que mais me impressionou, praticamente um tratado sobre o homem e suas mazelas. Além desses, vários outros que li também gostei. Ele está sempre adicionando suas vivências e experiências às convicções e idéias que já tinha no início da obra. No site também disponibiliza uma série de textos inéditos sobre vários tópicos. Recomendo todos...
GASTRONOMIAS - Para quem vai viajar, gosta de comidas, restaurantes, receitas, enfim, tudo que diz respeito a gastronomia, este site é um "must". Conheci o Filipe, webmaster do site, em Portugal, foi uma coincidência fantástica! Ele é doutor em Economia e começou o site sobre gastronomia Portuguesa, há uns três anos, como diletantismo. Hoje..., bem, vá lá e veja!
INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL (IDHI) - Já tinha conhecimento do trabalho do Christian Paterhan, entretanto, apenas recentemente fiquei sabendo do site do Instituto. O site está muito bom, fácil de navegar, aborda vários assuntos, entre eles o Eneagrama. Tem também vários links para sites do Eneagrama e do Quarto Caminho. Faça uma visita com calma!
Bits & Bytes...SITE DA VERINHA - Outro dia, buscando informações sobre javascript, esbarrei com este site de uma jornalista brasileira que mora na Alemanha. Considero que uma visita ao site vale à pena. Tem um pouco de tudo: sons .mid e gif´s para download, boas e claras indicações, dicas de informática, auto-ajuda e, principalmente, um jeito muito especial e agradável de disponibilizar tudo isso! Creio que você não se arrependerá se fizer uma visita!
ADIGO - UMA EMPRESA DE CONSULTORIA - Essa empresa foi fundada por alguns amigos meus egressos de grandes empresas de consultoria. Como, além de conhecê-los, já ouvi vários testemunhos da qualidade do trabalho deles na área comportamental da gestão de pessoas, sinto-me bastante à vontade para indicar a ADIGO Consultores. Para mais informações, faça uma visita ao site deles.